Se os cuidados de higiene e manutenção, orientados pelo seu Médico Dentista, não forem seguidos poderá comprometer ou perder os seus implantes.
A manutenção refere-se ao conjunto de técnicas e meios a serem empregados para manter a saúde dos tecidos gengivais e consequentemente a longevidade dos implantes.
Os tecidos que protegem os implantes apresentam suscetibilidade à infeção quando placas bacterianas se acumulam, surgindo aumento do volume do tecido gengival com sensibilidade dolorosa ao toque e consequente sangramento, entretanto, através de um tratamento específico, o progresso inflamatório torna-se reversível.
Em estágios mais avançados, os tecidos ósseos também podem ser afetados, resultando em perda do implante.
A manutenção deve ser orientada de forma individualizada e de acordo com a complexidade de cada caso. A forma de escovar os dentes correta é indispensável para uma dentição saudável, pois remove a placa bacteriana que se deposita na superfície dos dentes (implantes), nos espaços entre a gengiva e os dentes (implantes), agindo na prevenção de cáries e doenças da gengiva.
Como utilizar
Fio ou Fita Dental
O fio ou fita dental são usados na remoção da placa bacteriana que se deposita no espaço intermediário, entre os dentes e a gengiva, pontos que as cerdas não alcançam. A limpeza é fundamental, porque é nessa região que a cárie e as doenças da gengiva se manifestam com maior frequência. Adote este procedimento sempre que escovar os seus dentes ou, pelo menos, uma vez ao dia.
Como utilizar
Importante: faça visitas periódicas ao seu Médico Dentista, pois a profilaxia realizada pelo profissional é mais abrangente e consiste na remoção de tártaros com curetas plásticas, polimento com pasta profilática de baixa abrasividade feito com taças de borracha.
Elixir Oral
Os Elixires Orais complementam a Higiene Bucal diária auxiliando na prevenção e no tratamento da gengiva, combatendo as bactérias que causam a placa e o mau hálito, e, consequentemente, ajudando na redução das cáries.
Existe uma grande variedade de Elixir Oral no mercado. Consulte o seu Médico Dentista para saber aquele que melhor se adapta à sua necessidade.
O sucesso do tratamento dependerá da integração entre Médico Dentista e Paciente para uma longevidade dos implantes.