Engage Your Visitors!

Click here to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Artigo: Manutenção e Higienização oral de Pacientes com Implantes Osteointegráveis

Manutenção e Higienização oral de Pacientes com Implantes Osteointegráveis

Se os cuidados de higiene e manutenção, orientados pelo seu Médico Dentista, não forem seguidos poderá comprometer ou perder os seus implantes.

A manutenção refere-se ao conjunto de técnicas e meios a serem empregados para manter a saúde dos tecidos gengivais e consequentemente a longevidade dos implantes.

Os tecidos que protegem os implantes apresentam suscetibilidade à infeção quando placas bacterianas se acumulam, surgindo aumento do volume do tecido gengival com sensibilidade dolorosa ao toque e consequente sangramento, entretanto, através de um tratamento específico, o progresso inflamatório torna-se reversível.

Em estágios mais avançados, os tecidos ósseos também podem ser afetados, resultando em perda do implante.

A manutenção deve ser orientada de forma individualizada e de acordo com a complexidade de cada caso. A forma de escovar os dentes correta é indispensável para uma dentição saudável, pois remove a placa bacteriana que se deposita na superfície dos dentes (implantes), nos espaços entre a gengiva e os dentes (implantes), agindo na prevenção de cáries e doenças da gengiva.

Como utilizar
Sem tirar a escova do lugar e formando um ângulo de 45º com a gengiva, realize movimentos vibratórios dente por dente.
Na arcada superior, faça movimentos de cima para baixo, do lado esquerdo para o direito, nas duas faces dos dentes.
Na arcada inferior, faça movimentos de varredura, de baixo para cima, do lado esquerdo para o direito, nas duas faces dos dentes.
Nos dentes da frente, superiores e inferiores, posicione a escova verticalmente na parte interna e faça movimentos de vaivém.
Fio ou Fita Dental

O fio ou fita dental são usados na remoção da placa bacteriana que se deposita no espaço intermediário, entre os dentes e a gengiva, pontos que as cerdas não alcançam. A limpeza é fundamental, porque é nessa região que a cárie e as doenças da gengiva se manifestam com maior frequência. Adote este procedimento sempre que escovar os seus dentes ou, pelo menos, uma vez ao dia.

Como utilizar
Retire cerca de 50 cm de fio/fita dental. Enrole a maior parte no dedo médio de uma das mãos e o restante em volta do dedo médio da outra.
Prenda o fio/fita esticando entre o polegar e o indicador, mantendo um pequeno espaço entre eles (+ ou – 3cm).
Deslize suavemente o fio/fita entre os dentes.
Curve o fio/fita formando um “C” sobre a superfície de cada dente e deslize entre o dente e a gengiva.
Apesar da dificuldade, não descuide dos dentes de trás, pois eles são os mais suscetíveis às cáries e às doenças da gengiva.

Importante: faça visitas periódicas ao seu Médico Dentista, pois a profilaxia realizada pelo profissional é mais abrangente e consiste na remoção de tártaros com curetas plásticas, polimento com pasta profilática de baixa abrasividade feito com taças de borracha.

Elixir Oral

Os Elixires Orais complementam a Higiene Bucal diária auxiliando na prevenção e no tratamento da gengiva, combatendo as bactérias que causam a placa e o mau hálito, e, consequentemente, ajudando na redução das cáries.

Existe uma grande variedade de Elixir Oral no mercado. Consulte o seu Médico Dentista para saber aquele que melhor se adapta à sua necessidade.

O sucesso do tratamento dependerá da integração entre Médico Dentista e Paciente para uma longevidade dos implantes.

Os nossos Acordos

A nossa equipa está aqui para ajudá-lo!

A Clínica Médica e Dentária MediCatarina dispõe de uma equipa
multidisciplinar, onde cada paciente recebe um acompanhamento
detalhado e personalizado por parte do Médico Dentista Especializado.
Contamos com alguns dos melhores Médicos Dentistas em Portugal,
reconhecidos pelos os seus pares a nível científico e técnico.